Dicas do Dia


Dicas para conservar seu violão ou cavaco


 Vejam as dicas a seguir para ajudar a conservação de seu instrumento.

1º – Nunca deixe seu cavaco em locais de temperatura elevada, ele pode empenar e daí perder toda a qualidade do som, e qualidade de um instrumento e fundamental para se tirar um som legal.
2º – Não deixe seu cavaco por muito tempo afinado, tente depois de tocar, afrouxar as cordas, para que ele não force muito o cavalete e consequentemente, não perder a qualidade do seu som.
3º – Após usar seu cavaco, limpe-o com um pano seco para tirar todo suor que fica, esse suor faz com que as ferragens oxidem mais rápido, assim como as cordas também, pois cordas oxidadas se quebram mais rápido.
4º – Não deixe seu cavaco por muito tempo apoiado com a parte das cordas para fora, ficando assim ele pode empenar. Sempre o deixe de pé, ou deitado, nunca apoiado.
5º – Lembre que qualidade custa caro, mas se você está começando agora, não precisa comprar um cavaco muito caro tipo um DEL VECCHIO ou ROZZINI. Um GIANINNI Série Estudo ou até mesmo um TONANTE, que é uma marca que está cada vez melhor em qualidade e acabamento, são os mais baratos, podendo com eles tirar um som legal.
6º – Não deixe de usar um “CASE” para seu cavaco ou uma capa muito bem acolchoada, isso fará, com certeza, a diferença no som, pois seu cavaco não sofrerá nenhum dano com baques ou quedas, também evitará que seu cavaquinho empene ficando apoiado. Mas lembre CASE não são térmicos, por isso, mesmo seu cavaco dentro de um, ele não pode ficar exposto a elevadas temperaturas.
1º – Nunca deixe seu cavaco ou violão em locais de temperatura elevada, ele pode empenar e daí perder toda a qualidade do som, e qualidade de um instrumento e fundamental para se tirar um som legal.

2º – Não deixe seu cavaco ou violão por muito tempo afinado, tente depois de tocar, afrouxar as cordas, para que ele não force muito o cavalete e consequentemente, não perder a qualidade do seu som.

3º – Após usar seu cavaco, limpe-o com um pano seco para tirar todo suor que fica, esse suor faz com que as ferragens oxidem mais rápido, assim como as cordas também, pois cordas oxidadas se quebram mais rápido.

4º – Não deixe seu instrumento por muito tempo apoiado com a parte das cordas para fora, ficando assim ele pode empenar. Sempre o deixe de pé, ou deitado, nunca apoiado.

5º – Não deixe de usar um “CASE” para seu instrumento ou uma capa muito bem acolchoada, isso fará, com certeza, a diferença no som, pois seu cavaco ou violão não sofrerá nenhum dano com baques ou quedas, também evitará que seu instrumento empene ficando apoiado. Mas lembre CASE não são térmicos, por isso, ele não pode ficar exposto a elevadas temperaturas.

Se você tem mais alguma dica para conservar cavaquinho e violão, compartilhe conosco.





Guitar Pro
Um ótimo programa para músicos

O Guitar Pro é um programa de edição de partituras e tablaturas para guitarra, violão e baixo com interface simples e repleto de recursos. No GP você pode ouvir as músicas que estão no arquivo do Guitar pro, pois ele interpreta as tablaturas, transformando as em som. O ponto forte é a enorme quantidade de tablaturas para o Guitar Pro que pode ser encontrada na internet.
Atualmente o GP está na versão 5, sendo que ele pode abrir arquivos das versões anteriores e também interpreta arquivos midi, convertendo as em tablaturas. O programa é fantástico, e útil para músicos iniciantes, intermediários e profissionais. O programa é pago, mas têm uma versão de testes, se não me engano.


Parceria

Parceria
Gente a banda Cálice Sagrado é nosso parceiro, e estará sempre em contato com agente.

Qual foi a maior perda para a música?

O que você achou do novo clipe de Britney Spears, "Hold It Against Me"?